EVITE QUE SEU CÃO COMA E BEBA CERTAS COISAS E "NÃO DIGA
O QUE NÃO MATA ENGORDA".
COISAS PERIGOSAS PARA A SAÚDE DOS CÃES
Todos os anos, muitos cães morrem devido a ingestão de coisas, como comida com substâncias tóxicas para eles, gases, etc. O que é perfeitamente normal para nós pode ser tóxico para eles. Aqui vão dez coisas que os cães não devem ingerir.
Chocolate – “O que não mata, engorda”. Infelizmente este provérbio não funciona no caso dos cães. Existe uma substância no chocolate chamada teobromina que é tóxica para os cães. Não mata no momento, mas irá proporcionar alguns efeitos no seu animal como diarreia, vomitos, vontade de urinar constantemente, etc. Se o seu animal comer chocolate várias vezes, ou se comer muito, então ele pode ficar com tonturas, e aumento do batimento cardiaco (o que pode originar um enfarte ou ataque de coração). Se desconfiar que o seu cão comeu chocolate, vá ver o seu veterinário imediatamente, para que este possa limpar o estômago do seu cão.
Pilhas – A ingestão de pilhas é fatal para o seu cão. Tenha ainda mais cuidado com pilhas de relógio, já que são mais faceis de ingolir. Se o seu animal ingerir uma, pode ser fatal dentro de doze horas... tudo depende da resistência dele. Os sintômas são: babar-se constantemente (se não for normal), falta de apetite ou / e vómitos, entre outros. Se for o caso do seu cão, então vá ter com o seu veterinário sem tempo a perder.
Naftalina – Mata traças como também mata animais, se ingerido. O insecticida contido na naftalina também é fatal para os cães. Os sintômas consistem em tonturas e vómitos. Se o seu animal ingerir uma bola de naftalina, não o faça vomitar que ainda é pior. Em vez disso, leve-o ao veterinário imediatamente.
Elixir Oral – Faz bem a nós, mas não a eles. Os elixirs orais contêem ácido bórico, que é tóxico para os cães. Se o seu animal ingerir elixir oral, ou qualquer outro produto que contenha ácido bórico, o animal poderá babar-se contantemente, vomitar, ter tonturas e / ou até mesmo entrar em coma. Se desconfiar que o seu animal ingeriu tal quimico, então vá com urgência ao veterinário.
Sementes e caroços de fruta – A maior parte das sementes e caroços de fruta são tóxicos para os cães. Os sintômas para tal intoxicação incluem vómitos e estar constantemente a babar-se. Se o seu cão ingeriu uma semente que seja, vá depressa ao seu veterinário, para que este possa examiná-lo.
Plantas caseiras – Existem várias plantas que são tóxicas para o seu cão se ingeridas.
Consulte o seu veterinário para saber que plantas não deve ter em casa. Os sintômas incluem vómitos e aumento de sensibilidade do sistema nervoso. Muitas plantas são fatais, enquanto outras poderão apenas deixar o seu companheiro muito mal. Se o seu cão ingerir alguma planta, então vá imediatamente ao seu veterinário se acha que ele ingeriu alguma planta que lhe esteja a fazer mal.
Anticongelante – Existem imensos animais que morrem todos os anos devido a anticongelantes. Os anticongelantes contêm uma substância chamada etileno glicol, que é extremamente tóxica para os cães. Os sintômas incluem vómitos, tonturas e o animal não aguentar-se em pé. Mantenha o anticongelante fora do alcance dos seus cães. Se o seu animal ingerir anticongelante, então leve-o rápidamente ao seu veterinário.
Detergentes – Os detergentes são mais tóxicos para os animais do que para nós. Os sintômas incluem vómitos, babar-se constantemente, queimaduras na boca (no caso de bastantes detergentes erosivos à pele) e fraqueza muscular. Por vezes até pode induzir a coma. Não o faça vomitar que é pior. Em vez disso, vá imediatamente ao seu veterinário, se desconfiar que o seu animal ingeriu qualquer tipo de detergente.
Descorante – É obvio que os descorantes são tóxicos para qualquer animal. Se o seu animal ingeriu descorante, os sintômas normalmente são: vómitos, babar-se constantemente e dores musculares. Não o faça vomitar que é pior. Veja imediatamente o seu veterinário no caso do seu animal ingerir algum descorante.
DICAS DE COMO EDUCAR SEU CÃOZINHO
Se você tem aquele cãozinho em casa que é muito fofo e esperto porém muito teimoso, você não consegue nem por um decreto fazer ele te obedecer e já não sabe mais o que fazer? Calma existe algumas técnicas importantes então para você saber como conduzir a situação. Primeiramente antes de escolher ou comprar você deve ter em mente que seu cachorro que hoje é lindo e fofinho um dia vai crescer, então pensando nisso deve fazer regras para ele desde pequenino até o tamanho adulto, se irá deixá-lo entrar em sua casa tem que permitir isso pelo resto da vida dele, assim você não irá traumatizá-lo depois de adulto por não o deixar entrar como era de costume. O cão é como uma criança que precisa de limites e muita atenção, por isso não adianta ter um cão em casa e deixa-lo abandonado e sem rotina.
Com o cão ainda filhote fica muito mais fácil de educar, você pode começar com palavras que ele de início de terá que assimilar como o próprio nome e outros comandos importantes como vem, senta, deita, fica, dá a pata, rasteje. Esses comandos o cachorro pegara aos poucos e é importante saber que o cachorro ainda filhote tem que receber muito carinho e ter um tempo de brincadeira com o dono para que quando crescer não se esquecer desse laço de amizade.
Uma das dicas importantes para educar seu cachorro é a paciência, principalmente quando se trata de xixi e coco. Para começar o xixi e coco do cachorro além do fator biológico pode estar ligado ao emocional, muitas pessoas reclamam que quando entram em casa o cãozinho de tanta felicidade de ver o dono acaba fazendo suas necessidade ali mesmo, por isso de bastante atenção ao cão. Na hora de educa-lo mostre com firmeza quem é que manda, separe um cantinho adequado para ele fazer suas necessidades e tenha muita conversa e quando ele fizer errado mostre que não ficou feliz, e caso contrário de recompensas por ele ter obedecido com um biscoitinho.
Dicas de como educar seu cachorro a ser manso
Para educar seu cachorro você precisará de muita paciência e dedicação, se ele for ainda filhote brinque e passeie com ele. Se estiver um pouco crescidinho e já aparenta desobediência e agressividade, faça um exercício diário com ele. Ao levar pra passear sempre o mantenha ao seu lado, porém com você alguns passos a frente, isso mostrará a ele que é que é o líder. Brinque de jogar bolinha e faça atividades em que você está no comando, porém deve evitar brincadeiras como cabo de guerra em que medirá forças com seu cão e fazendo com que ele tente superar sua força e agressividade.
Com essas dicas de como educar seu cachorro você poderá ficar mais tranquilo e curtir mais os momentos com ele sem se estressar.
Como lidar com o choro do filhote
Por que os filhotes choram?
O choro do filhote tem finalidade muito clara: chamar a atenção da mãe em momentos de estresse causados por motivos como solidão, fome ou frio. A mãe, por sua vez, procura confortar prontamente o filhote que chora.
O novo proprietário, ao levar o cãozinho para casa, o separa da mãe e dos irmãos, colocando-o num ambiente completamente diferente, com outros cheiros e barulhos. Para piorar, na hora de dormir, muitas vezes o filhote é deixado sozinho, isolado de todos na área de serviço ou num quartinho. É natural que se sinta inseguro e chore tentando chamar a mãe.
Atitude dos proprietários
Ao ouvir o choro, os novos donos costumam ir ver se está tudo bem. Depois, deixam o filhote sozinho e ele chora outra vez. A cena se repete, deixando os moradores da casa irritados. E o cãozinho leva bronca a cada visita do dono, que quer silêncio. Alguns proprietários passam grande parte da noite e da madrugada nessa situação, torcendo para não arrumar encrenca com os vizinhos por causa do barulho e nem levar multa do condomínio. Outros desistem das idas e vindas e levam o filhote para dormir no quarto ou acabam pegando no sono ao lado do cão, no local onde ele está.
Estímulo involuntário
Em todas essas situações, o filhote logo relaciona o estar se esgoelando com a chegada de alguém. E, mesmo levando bronca, se sente gratificado. De tão assustador que é para ele ficar sozinho, a presença da pessoa é um alívio. A bronca acaba, portanto, tendo resultado oposto ao esperado. E incentiva a chorar mais em vez de acabar com o choro.
Ao sentir-se recompensado, o filhote pode aprender o tipo e a intensidade de choro que resultam em mais visitas, passando a utilizá-los com maior freqüência, para infelicidade de donos e vizinhos.
Como lidar com o choro?
A recomendação clássica é oferecer ao filhote um cantinho o mais aconchegante possível. Coloca-se no local um pano com o cheiro da mãe e dos irmãozinhos (esfrega-se o pano neles quando se vai buscar o filhote), uma bolsa de água quente e algo que faça um barulhinho capaz de distrair, como um relógio ou um rádio em volume bem baixo. Sempre que o filhote for deixado nesse local, a regra é ignorar os ruídos que faz para chamar a atenção, não o recompensando com visitações. Dessa maneira, espera-se conseguir que o choro acabe em algumas noites.
Leve-o para dormir com você
O filhote poupado de situações demasiadamente estressantes tende a ser mais confiante e corajoso, ao contrário do que alguns imaginam. Além disso, o estresse forte pelo qual passa o cãozinho que se desespera por estar sozinho pode também prejudicar o sistema imunológico, resultando em maior facilidade de contaminação por doenças e parasitas.
Atualmente, a recomendação é não deixar que o filhote se sinta completamente abandonado no período inicial da grande mudança que lhe foi imposta. Assim, nas primeiras noites, podemos permitir que ele durma na companhia de alguém. Mas o cão não deve atribuir isso ao fato de ter se esgoelado, caso contrário se sentirá estimulado a esgoelar cada vez mais.
O procedimento é gradual. Quando, alguns dias depois da chegada à nova casa , o filhote estiver familiarizado com ela e com os novos cheiros e barulhos, é levado para dormir em seu espaço definitivo. Já ambientado, ele não estará mais tão inseguro. E, se reclamar quando deixado sozinho, poderemos ser mais firmes para conseguir silêncio. Uma técnica é usar uma lata cheia de moedas e sacudi-la sempre que o filhote iniciar os latidos ou o choro. As broncas devem ser rápidas e secas, para evitar que ele se sinta recompensado por latir ou chorar.